Algumas considerações (concisas) sobre Troca, Compartilhamento e Doação (ou “Dádiva”, conforme tradução de Don, de M. Mauss)

Algumas considerações* (concisas) sobre Troca, Compartilhamento e Doação (ou “Dádiva”, conforme tradução de Don, de M. Mauss)

W. V. Fochetto Junior (Set. 2022)**

 

• Troca

Na troca (de presentes etc.) valoriza-se o ciclo da permutação per se.


• Compartilhamento

Aqui o que é mais valorizado é o ato de doar (conhecimento, objeto, alimentos etc.). Simboliza uma espécie de fortalecimento de relação social.

 

• Doação

Simboliza uma atitude de desinteresse (dar sem esperar nada em troca) da parte de quem doa. (Uma curiosidade: perdoar implica a declaração de extinção da dívida, pois o prefixo per- aponta para algo completo [como em perfeito etc. + o verbo no infinitivo doar = declarar a extinção da dívida para com o credor]).


* Essa é uma interpretação bastante pessoal e não manifesta nenhuma intenção de operar como dogma/paradigma ou qualquer outro tipo de verdade inexorável. É, sim, uma contribuição interpretativa de três substantivos diferentes, mas com proximidade semântica. 

** Bacharel em Publicidade e Propaganda (Universidade Braz Cubas, 2001). Licenciado em Letras – Português (Centro Universitário Claretiano, 2007). Especialista em Saberes e Práticas em Língua Portuguesa (UnyLeya, 2014), Docência Superior (Idem, 2021) e Antropologia (idem, ibidem). Professor de Língua Portuguesa na Rede Pública desde 1998. Autor de diversos livros (poesia, crônicas e ficção), além de um enorme número de outros textos. Contato: profdabliove@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog